Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO CCDEC (Centro de Cálculo do Departamento de Engenharia Civil)

1999/11/08

Álvaro F. M. Azevedo - Professor Auxiliar

 

Passos a seguir para iniciar a utilização dos recursos informáticos do CCDEC:

1 - Solicitar ao CICA um Username/Password no domínio PDC-CICA (Windows NT)

2 - Solicitar à D. Clotilde Bento um Username/Password no domínio CIVILWIN (Windows NT). Este par Username/Password deverá coincidir com o que foi atribuído pelo CICA. No domínio CIVILWIN só as seguintes classes de utilizadores é que poderão solicitar o acesso:

3 - Para fazer login num posto de trabalho do domínio CIVILWIN deve-se introduzir o Username e o Password e deve-se seleccionar "Domain: CIVILWIN". Por vezes encontra-se seleccionado o login local no posto de trabalho, que é uma operação que só pode ser efectuada pelos administradores.

4 - Sempre que o utilizador alterar o seu Password, deverá fazer a mesma alteração nos domínios PDC-CICA e CIVILWIN. A alteração do Password faz-se digitando CTRL-ALT-DEL após um login bem sucedido num posto de trabalho NT Workstation. A alteração do Password no domínio PDC-CICA tem de ser efectuada num dos computadores do CICA. O novo Password deve ser uma sequência aparentemente aleatória de 8 ou mais caracteres e que inclua maiúsculas, minúsculas e algarismos. Um Password NUNCA deve ser uma palavra completa, como por exemplo "Benfica" ou "Joaquim". Cada Password é individual e não pode ser transmitido a mais ninguém. Exemplo de um bom Password: yk3DA8Ph

5 - Após o primeiro login o novo utilizador deverá executar o programa "Windows NT Explorer" e efectuar as seguintes operações:

6 - No programa "Windows NT Explorer" fazer o seguinte:

Tools/Map Network Drive

e criar as seguintes conexões, depois de seleccionar a opção "Reconnect at Logon":

F: - CIVILS1 - WINSOFT

e uma das seguintes:

H: - CIVILS2 - USERS (pessoal permanente do DEC da FEUP)

H: - CIVILS3 - USERS (alunos)

H: - CIVILS4 - USERS (alunos)

Notas:

7 - Antes de imprimir deve ser efectuada a conexão à impressora desejada, fazendo no "Windows NT Explorer":

CIVILWIN

CIVILS1

LJ4MPLUS (impressora laser da sala PA10)

ou

CIVILWIN

CIVILS1

ST_COLOR (impressora a cores da sala PA10)

8 - Apresenta-se em seguida um quadro com algumas aplicações que podem ser executadas directamente a partir do servidor. Aconselha-se a criação de um shortcut para cada uma das que se pretender correr mais do que uma vez. Para criar um shortcut basta pressionar o botão direito do rato sobre o fundo do desktop e seguir "New/Shortcut/Browse/...".

Aplicação

Localização

Developer Studio 4.1 (C/C++/Fortran)

F:\MSDEV\BIN\MSDEV.EXE

AutoCAD LT

F:\ACLTWIN\ACLT.EXE

Acrobat Reader

F:\ACROBAT3\ACRORD32.EXE

Maple V 4

F:\MAPLEV4\BIN.WIN\WMAPLE32.EXE

Paint Shop Pro 5.0

F:\Paint Shop Pro 5.0\PSP.EXE

Ws_ftp32

F:\WS_FTP32\WS_FTP95.EXE

FEMIX 2.1 (versão de demonstração)

F:\Femix_2.1_demo\...

FEMIX 3.0 (versão de demonstração)

F:\Femix_3.0_demo\...

FEMIX LT 2.0

F:\CAE\FemixLT\Debug\FemixLT.exe

FEMIX LI 1.0

F:\FemixLI\Watcom_C\FemixLI.exe

Nota: os programas que se encontram no directório F:\PRE_INST são versões que necessitam da execução prévia do respectivo programa de instalação (habitualmente designado SETUP.EXE). Só os administradores do domínio CIVILWIN é que podem efectuar instalações locais de aplicações. Estas só são possíveis depois de se fazer login no posto de trabalho como administrator.

9 - Para correr, por exemplo, o programa DRAWMESH a partir da linha de comandos do MS-DOS deve-se colocar o respectivo directório no PATH. Para isso deve-se carregar no botão Start da barra inferior do desktop e seguir: "Settings/Control Panel/System/Environment". Depois cria-se uma nova variável chamada PATH, cujo valor é F:\Femix_3.0_demo. Em seguida tem de se carregar nos botões "Set", "Apply" e "OK". A partir de agora as aplicações que se encontrarem no referido directório são automaticamente encontradas. Se ocorrerem problemas com a configuração do teclado deve-se digitar: MODE CON CP SELECT=850

10 - Juntamente com a conta que é aberta no domínio CIVILWIN é também criada uma caixa de correio associada ao utilizador. O endereço correspondente a esta mailbox é, por exemplo, ec95000@civils1.fe.up.pt ou msousa@civils1.fe.up.pt. O acesso à respectiva caixa de correio é feita executando o programa Inbox que se encontra no desktop (ver também http://civil.fe.up.pt/Software/Exch_inst/Exch_inst.htm).

11 - O acesso do exterior via ftp pode ser efectuado digitando no Internet Explorer 5.0, por exemplo, um dos seguintes endereços:

ftp://civils1.fe.up.pt/WinSoft

ftp://civils2.fe.up.pt/d

ftp://civils3.fe.up.pt/users

ftp://civils4.fe.up.pt/users

Nota: o acesso a partir do exterior tem de ser previamente solicitado.