UNIVERSIDADE DO PORTO
FACULDADE DE ENGENHARIA
DECCivil - GEOTECNIA


 

ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES

Experiência Brasileira em Maciços de Solos Residuais

Casos de Obras Portugueses

Porto, FEUP, 30 de Setembro e 1 de Outubro de 1999

 

 

Este curso de curta duração destina-se a transmitir conhecimentos actualizados no complexo domínio da estabilização de taludes naturais.

Da parte brasileira, o curso terá como docentes o Professor J. Ramalho Ortigão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o Professor Alberto Sayão, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, autores do Manual de Encostas da GeoRio, organismo responsável pela segurança dos taludes do Rio de Janeiro, e que resume a experiência de mais de 30 anos de obras de estabilização naquela cidade. O curso contempla a identificação e a investigação dos acidentes, a solução de projecto geotécnico e estrutural, bem como especificações para execução e desenhos típicos das diversas soluções de contenção. O Manual da GeoRio, recentemente publicado (cerca de 500 páginas), servirá de texto base do curso, indicando-se abaixo os tópicos a abordar.

 

  1. Fase de diagnóstico
  2. Investigações
  3. Movimentos de massa
  4. Estabilidade de taludes em solos
  5. Estabilidade de taludes em rocha
  6. Escolha da solução
  7. Drenagem e protecção superficial
  8. Cortinas ancoradas
  9. Muros
  10. Solo grampeado
  11. Muros de solo reforçado com geossintéticos
  12. Estabilização de taludes em rocha
  13. Instrumentação de taludes
  14. Ancoragens, grampos e chumbadouros
  15. Concreto projectado

 

Em cada um dos dois dias do curso, especialistas portugueses apresentarão os seguintes casos de obra recentes:

 

Preço da inscrição – 50.000$00

A inscrição confere direito a assistir às sessões técnicas do curso, a um exemplar dos elementos escritos de apoio e a café nos intervalos das sessões.

 

Número de participantes:

O número de participantes no curso, exteriores à Faculdade de Engenharia, será limitado a 40. A ordem de inscrição será respeitada.

Após a inscrição (ver impresso anexo) os participantes receberão por correio com antecedência mínima de uma semana o programa detalhado das sessões do curso e o respectivo horário.

 

Data e Local:

O curso realizar-se-á nos dias 30/09 e 1/10, 5ª e 6ª feiras, entre as 9:00 e as 18:30 horas nas instalações da Faculdade de Engenharia do Porto.

 

Informações adicionais:

D. Clotilde Leite
Dept. Engª Civil
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
R. dos Bragas, 4050-123 PORTO
Tel. (02) 204 19 44; Fax: (02) 200 36 40
Email: viana@fe.up.pt

 

C.V. dos Professores J. Ramalho Ortigão e A. Sayão

J. Ramalho Ortigão é Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (1980), tendo-se especializado em monitorização de aterros sobre solos moles. Em 1982/83 trabalhou no Building Research Establishment, Inglaterra, onde participou de projectos de investigação de monitorização de estacas offshore. Em 1984 trabalhou na Fugro Ltd, Londres, em fundações de estruturas no Mar do Norte e no Mediterrâneo. Retornou ao Brasil em 1985 e desde então tem participado em vários projectos, tais como: investigações geotécnicas e projecto de fundações de obras offshore, estabilização de encostas, barragens de Juturnaíba, portos de Manaus, Sepetiba e Sergipe, túneis do Metropolitano de Brasília e da Linha Amarela, das rodovias BR 101, BR 381 e BR 116 e várias outras obras. Em 1991/92 foi Professor Visitante na Universidade de British Columbia, Canadá, tendo trabalhado em ensaios in situ e instrumentação com o Professor R G Campanella. Em 1996/97 foi Professor Visitante na City University of Hong Kong. Actualmente é coordenador de vários projectos e investigações sobre estabilização de taludes e relação chuva-deslizamento, ensaios de piezocone sísmico, reforço de solos entre outros. Coordenou a comissão que redigiu as normas de geossintéticos e de projecto de aterros sobre solos moles do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. É autor do livro Introdução à Mecânica dos Solos dos Estados Críticos publicado pela LTC Livro Técnico Editora e do Soil Mechanics in the light of critical state theories pela Balkema Publishers, Rotterdam, além de ter escrito mais de 80 artigos técnicos. É editor e principal autor do Manual de Estabilização de Encostas da GeoRio, obra publicada em 1999.

 

Alberto Sayão é engenheiro civil licenciado em 1976 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, Brasil) e doutorado na Universidade de British Columbia, Canadá, na área de Mecânica dos Solos Experimental. É Professor Associado da PUC-Rio desde 1980, actuando também em consultoria geotécnica para diversas empresas brasileiras e canadianas. As suas principais áreas de actuação são: investigações de campo e laboratório, taludes e obras de terra. Tem participado de projectos de investigação em colaboração com instituições internacionais, tais como o Cedex, Espanha, as Universidades de Ottawa, Alberta e British Columbia, Canadá, e de Furnas, Brasil, tendo sido supervisor de 21 teses de pós-graduação na PUC-Rio. É autor de cerca de 30 artigos técnicos e proferiu mais de 30 palestras no Brasil e no exterior.

 


Pode adquirir o seu formulário de inscrição aqui, em formato Word97 (~32KB) que depois de preenchido deverá ser enviado para:

Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Civil
Secção de Geotecnia
R. dos Bragas, 4050-123 PORTO
Tel. (02) 204 19 44; Fax: (02) 200 36 40
Email: viana@fe.up.pt