Partilha de recursos em rede (Windows 95 / 98)

 

A partilha dos recursos de cada computador ligado numa rede peer-to-peer é um aspecto fundamental no funcionamento de uma rede deste tipo. Só depois de termos efectuado a partilha de um determinado recurso, é que os outros computadores da rede terão a possibilidade de aceder a ele (consultar os ficheiros de um disco ou CD, correr um programa, utilizar uma impressora, etc.).

Observação: como é evidente, em cada computador só partilhamos os recursos que desejarmos; se quisermos, podemos impor palavras-passe (passwords) para protecção dos acessos.

Para partilhar um recurso, seja ele um disco, uma directoria ou uma impressora, procede-se do seguinte modo:

1) abre-se o quadro de "Propriedades" relativo ao objecto a partilhar - o que pode ser feito com o botão secundário do rato sobre o objecto em causa (disco, directoria, impressora, etc.) para abrir o menu específico desse objecto e, então, pedir o item "Partilhar" ("Sharing") ou o item "Propriedades" ("Properties");

part1.jpg (27839 bytes)

2) no quadro "Propriedades", assinala-se o botão "Partilhar Como" ("Shared As"); opcionalmente, podemos atribuir um nome ao recurso partilhado;

3) no mesmo quadro "Propriedades" e na secção "Tipo de acesso", ("Access Type") indica-se o tipo de acesso que pretendemos oferecer a outros:

  • "Só de leitura" ("Read-Only");
  • "Completo" ("Full");
  • "Depende da Palavra-passe" ("Depend on Password").
  •  

    Observação: após termos procedido à partilha de um recurso, o seu ícone aparecerá sobre uma mão - o que pretende indicar que o recurso está partilhado e, portanto, pode ser acedido por outros utilizadores da rede.

    part2.jpg (93714 bytes)

    Um duplo clique sobre o ícone "Vizinhança na Rede" ("Network Neighborhood") faz abrir uma janela onde aparecerão os ícones e os nomes dos computadores que se encontram ligados à rede nesse momento. Se seleccionarmos um desses computadores, poderemos ver as partilhas do mesmo.

     

    Para podermos partilhar os recursos de um computador, é necessário que esse computador tenha instalado um componente do Windows chamado Microsoft Exchange. Se for necessário instalar o Microsoft Exchange, procede-se do seguinte modo:

    1. acede-se ao "Painel de Controlo";
    2. acciona-se o ícone "Adicionar / Remover Programas";
    3. passa-se à secção "Configuração do Windows";
    4. assinala-se o item "Microsoft Exchange".

    Podem ser necessárias as disquetes ou CD de instalação do Windows.